sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Softwares Livres - Linux - Ética Virtual





por Arthur Barros


Pois bem, tenho estado bastante atarefado e isso tem consumido o tempo que antes usava para postar. No meio das ocupações pensei em refletir sobre algo mais comum do que parece: o software livre.

Quando se fala em Linux, as pessoas muitas vezes olham 'daquela' forma, com aquele olhar indiferente, como se estivéssemos a falar de algo estranhos à suas vidas, desconhecendo que muitos dos softwares, esses programas de computador, vieram de um linux.

Por exemplo, seu navegador, provavelmente é baseado num software livre, o Mozila Firefox e o Google Chrome, são criados a partir de suas versões existentes no linux. Funciona assim, o software é criado, e distribuído em versão de teste (beta) e aberta (o navegador firefox, antes de lançar chama-se namoroka, por exemplo) um monte de gente ao redor do mundo pega pra testar, e outros, os programadores voluntários, modificam eles, refazem as programações e deixam eles perfeitos DE GRAÇA. Só pra ajudar.

Assim que é construído o software livre, ele é igualzinho ao seu aí, a diferença é que uma empresa privada, que tem um dono, põe o nome dela, mas os programas, no final das contas são iguaizinhos. Falei até agora dos programas windowns, mas é possível abrir mão completamente dos softwares pagos, inclusive do windowns, e optar pelos sistemas operacionais LIVRES, é o Linux.

Hoje em dia os sistemas livres estão muito a frente dos sitemas particulares (Windowns (Xp, Vista e o 7) e o Mac OS X (sistema da apple)), hoje contamos com sistemas com segurança absolutamente diferente, não precisando desperdiçar a capacidade do computador com anti-vírus, anti-spyware, anti-rootkit, anti-pulgas....(haha), além disso temos um sistema estável (sem travamentos) e que não ficará lento com o passar do tempo, pois anos após instalado o linux permanece com a mesma velocidade, sem necessidade de desfragmentar disco para isso.

Por fim, o que vale a pena ressaltar é que o Linux pode ser usado por qualquer pessoa, que não precisará pagar nada por isso. Hoje, muitos usuários compram o computador com o sistema, nesses casos o selo com o serial code autentica a originalidade, mas a maioria, pede que terceiros instalem uma cópia do software, e desconhecem que isso também é pirataria, pois a Microsoft exige que o usuário compre uma licensa do windowns para que possa usá-lo, e hoje a versão básica está custando R$ 329,00 (preço do submarino.com). O Linux também é bom pra consciência e para o bolso. Não é ético violar o direito sobre a criação de software, hoje a maior parte dos computadores brasileiros usam windowns pirata.

Toda essa ilegalidade totalmente desnecessária, hoje em dia para todas as funções essenciais temos programas linux extremamente competentes, e se ainda não houver nos repositórios, você pode instalar seu programa windowns através do wine. O Linux é completo. O linux é o presente e o futuro em software.

Segue algumas imagens da àrea de trabalho linux, em algumas distribuições:
Qualquer esclarecimento, terei o prazer em responder, pode postar a dúvida como comentário.


(Efeitos: queimar janela no linux ubuntu)


(Temas: Mac Os no linux ubuntu, imitando o sistema da apple)


(Transparência de Janelas no linux Kurumin)



(Navegação nas pastas no linux ubuntu)



(Múltiplas àreas de trabalho, area de trabalho em cubo,
efeito compiz em ubuntu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário