quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A expressão do Evangelho em Nós!


por Arthur Barros




“Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. (Mc 10:15)”


Sempre me desperta bastante atenção a forma como o evangelho se expressa através de seus seguidores, há uma grande responsabilidade à pesar sobre os ombros dos cristãos, pois a percepção do que é o evangelho, depende da forma como nos portamos neste mundo, inclusive quando falamos do evangelho.

Jesus exortou seus discípulos acerca disso:“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jo 13:35)”; certamente perfeito (e atual) o convite do mestre àqueles que tiveram a capacidade de dizer “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se , porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. (Lc 9:54-55)”. Hoje e sempre haverá a necessidade de rever-nos, como diria Paulo, “transformar-nos pela renovação de nossas mentes”, precisamos estar alertas para que aquilo que se vê em nós seja obra do evangelho de cristo.

Para tanto há a necessidade de que o evangelho esteja sendo vivido de verdade por nós, pois, estaremos gerando uma impressão contrária ao evangelho como sendo “o evangelho”, é o chamado mau-testemunho. Mas, não é apenas o desrespeito consciente ao evangelho que conspira contra a saúde espiritual dos crentes, mas também a ausência de reflexões acerca do evangelho e o que ele nos ensina. O amor a Deus e ao próximo, que é o cumprimento de toda a lei, “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gl 5:14)” precisa ser refletido por nós de modo a descobrir a extensão prática de seu cumprimento.

O evangelho não pode ser um amontoado de frases feitas gritadas por líderes arrogantes que se julgam detentores de capacidades além do normal (Elevação Espiritual Existe?), quando não passam de candidatos ao aprisco de Cristo, pois muitas vezes, com suas vidas envoltas em práticas que não condizem com o reino de Deus, eles provam para todos que estão fora do reino de Deus. Ao contrário disso, o evangelho deve ser um “ampliador de consciência” que convida a todos a verem o propósito de Deus pra humanidade, que está centrado no amor a Deus e aos Homens e passarem a viver suas vidas de modo a cumprir esse propósito.

Assim nossas vidas deve estar voltada a cumprir estes e deixa-los transparecer a todos os homens de modo que eles vejam Cristo e nós e saiba que somos seus discípulos e seus servos. A vida em amor deve nos inundar de forma que todas as nossas atitudes mostrem quem ele é, um Deus, acima de qualquer coisa, amoroso. Que deixemos ele gerar em nós seu caráter.

Que a graça e a paz de Cristo nos sejam mutiplicadas!
Arthur Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário